Os casos de uso abaixo mostram exemplos de como educadores usam Formulários Google nas suas salas de aula:
Criar uma tarefa ou avaliação
Uma professora do sétimo ano é responsável por cinco turmas tendo um total de 150 alunos. Ela acredita muito em lições de casa e simulados para auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos. Mas infelizmente ela não consegue aplicar toda semana uma lição de casa pois não tem tempo de corrigir as respostas dos 150 alunos. Para resolver esse problema, a professora passa a utilizar o Formulário do Google junto com o complemento
Flubaroo. Através do Formulário do Google a professora cria uma lição de casa com os assuntos discutidos na semana. Com o complemento Flubaroo a correção é feita de forma automática e o aluno recebe, via email, a lição corrigida. A professora recebe uma estatística de todos os alunos e rapidamente percebe quais os assuntos os alunos tem maior dificuldade. A partir desse dia a professora passou a enviar lições de casa para os alunos toda a semana.
Pesquisar seus alunos/pais
No começo do ano letivo uma professora do primeiro ano quer coletar feedback sobre a utilidade da sua apresentação para os pais na reunião de volta às aulas. Anteriormente, ela enviava formulários em papel para casa com os alunos e esperava que fossem devolvidos à escola, quando eram processados manualmente. Este era um processo demorado e muitos dos formulários não voltavam.
Este ano, ela decidiu implementar a mesma pesquisa via Formulários Google. No final da sua apresentação, ela mostra um link para a pesquisa, para que os pais possam preencher o formulário em seus celulares e tablets antes de sair da reunião. Ela ainda conseguiu abordar as preocupações mais imediatas de todo o grupo de pais antes de saírem reunião.
Coletar e visualizar dados
Um professor de matemática do quarto ano está ensinando seus alunos a criarem e interpretarem gráficos e tabelas. Ele costumava mandar que os alunos coletassem dados manualmente e criassem gráficos de informações básicas sobre si mesmos: mês de nascimento, cor favorita e altura, por exemplo. Coletar esses dados costumava levar um período inteiro de aula; criar os gráficos, levava um ou dois períodos de aula adicionais. Agora ele criou um formulário para coletar essas informações. Os alunos gastam agora não mais do que cinco minutos preenchendo o formulário no laboratório de informática. Em seguida, eles trabalham em grupos para criar gráficos representando esses dados. A lição inteira agora leva só um período de aula e a turma pode usar o tempo analisando os gráficos e os dados.
Enviar formulários de consentimento para os pais
O Sr. Álvaro, um professor do 1º ano tem dificuldade para enviar formulários de autorização para as casas dos alunos. Como eles ainda estão aprendendo a ter responsabilidade, os alunos muitas vezes perdem as fichas antes de chegar em casa. Muitas vezes, os pais ligam para a escola irritados porque não sabiam que havia uma excursão ou um programa envolvendo seus filhos.
Desde que a escola começou a usar o Google Apps, o Prof. Álvaro decide enviar as fichas diretamente para os pais, sem passar pelos alunos. Ele anota os endereços de e-mail dos pais que têm acesso à internet no trabalho ou em casa. Então ele envia os formulários de consentimento diretamente a eles por meio dos Formulários Google. Para os pais sem acesso à internet, ele ainda envia para casa os formulários através dos alunos. Ele consegue a resposta de 92% dos pais de seus alunos, quando eles precisam responder a um formulário de consentimento.